E-commerce, Mobile, Omnichannel, Tecnologia

Soluções mobile omnichannel crescem entre varejistas globais

Com o poder de compra em mãos, consumidores estão cada vez mais próximos das marcas que buscam inovação. A internet com sua alta influência de conectividade e integração tem permitido uma maior fluidez na comunicação entre varejista e cliente e, para quem sabe usá-la, é uma aliada poderosa para potencializar a oferta de produtos e serviços.

Por outro lado, contra a correnteza, muitos varejistas resistem a essa transformação tecnológica natural e se apegam cada vez mais ao isolamento de seus canais de venda. Em 2017 o varejo brasileiro se deparou com um reflexo árduo dessa resistência, entre o balanço de aberturas e fechamentos, foram cerca de 15 mil lojas que fecharam suas portas de acordo com dados preliminares da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Os executivos que foram na onda da tecnologia e acompanham as novas soluções do mercado – inclusive, muitas delas apresentadas e reforçadas na NRF Retail’s Big Show (confira os principais insights do evento) – estão vários passos à frente. Uma das portas de entrada, e não mais uma novidade, é a utilização dos dispositivos móveis. Segundo estimativas , o uso de aplicativos mobile deve atingir 70% da população até 2020.

Aplicativo como solução para varejistas inovadores

Na prática, temos diversos exemplos como AmazonGo, que transforma o dispositivo móvel em uma conexão omnichannel para facilitar a compra em loja física. O cliente entra no mercado, escolhe os produtos e através da inteligência artificial e sensores nas prateleiras, tudo é contabilizado no carrinho de checkout do app. Ao sair, uma transação via cartão de crédito é realizada de acordo com o valor total dos itens pegos na prateleira.

A rede Walmart, considerada grande líder do varejo global em termos de receita e inovação, é, sem dúvidas, um grande exemplo de aplicações mobile omnichannel. Em vez de se concentrar apenas no fornecimento de serviços de entrega, como muitos outros, o Walmart oferece uma mistura de experiências on-line e em lojas que incluem scan-go, mobile point-of-sale, drive-through, pick-up-in-store para satisfazer as diversas razões pelas quais os consumidores optam por fazer compras online. Veja um exemplo abaixo do scan-go:

 

Outra funcionalidade recente exibida nas redes sociais de um dos gerentes de operação de e-commerce do Walmart, através do aplicativo o usuário poderia escanear o produto desejado no panfleto de ofertas, conferir mais informações sobre esse produto e, assim, adicioná-lo ao carrinho de compras. Genial, não é mesmo?

Quando nos deparamos com experiências como essas, que quebram constantemente as barreiras do on-line e off-line, analisamos a maior necessidade de investir em tecnologia. Caso contrário, sem inovação, os parâmetros de lojas fechadas desse ano podem ser ainda maiores.

App Commerce: o mobile omnichannel

Apresentado como uma nova solução no mercado global, o App Commerce desenvolvido com base no app nativo do varejista e representa uma nova solução de venda mobile. Com integração omnichannel, o aplicativo contém diversas funcionalidades:

Integração Clique&Retire –  Além das opções de entregas convencionais, dentro do app commerce o consumidor pode optar por retirar seu pedido na loja escolhida (visualmente exibida em um mapa).

Cupons de desconto e promoções – o varejista pode criar promoções personalizadas para quem utiliza o aplicativo, oferecendo descontos, ofertas por geolocalização e cupons de desconto.

Notificações – Integração do app com Firebase/Painel para envio de notificações personalizadas pelo varejista

Geolocalização – O app mostra um mapa completo com a localização de todas as lojas e quiosques mais próximos do cliente

Interação com E-commerce – Integração visualização de produto e checkout direto na plataforma e-commerce

Engajamento – O app se transforma em um canal de relacionamento com o cliente. Todos os produtos tem informações completas, avaliações e opiniões das redes sociais

Programa de fidelização – Para gerar mais conhecimento sobre o cliente os programas de fidelização ampliarão a conexão do varejista com o perfil do consumidor juntamente com estratégias de analytics, relevante para segmentação de perfis de cliente e a criação de ofertas mais direcionadas.

Forma de pagamento – Além dos pagamento convencionais de cartão de débito, crédito e boleto o App Commerce lançará pagamento através de cripto moedas.